Cada criança maltratada, abusada ou negligenciada é um caso a mais. E é um caso inaceitável. E mesmo que as vítimas se remetam ao silêncio, por medo dos agressores ou de não serem escutadas ou entendidas, os crimes de maus-tratos têm que ser denunciados, sob pena de com eles sermos coniventes.
A atitude a tomar tem que ser competente e coordenada entre os vários responsáveis e intervenientes, com o envolvimento da comunidade e dos seus recursos, em todos os casos em que a criança é agredida fisicamente, molestada sexualmente, exposta a perigos que poderão pôr em risco a sua integridade física ou psicológica, ou sempre que não lhe são providas as suas necessidades fundamentais (afecto e amor, alimentação, vestuário, segurança, escola, vacinação, prevenção de acidentes e promoção da segurança, etc).
Em caso de manifesto insucesso escolar e outras dificuldades escolares deve a escola proporcionar o encaminhamento para avaliação no serviço de Saúde Escolar a funcionar no Centro de Saúde de Santarém.
No Quadro referem-se alguns indicadores de sinais e sintomas no que diz respeito a negligência, maus-tratos físicos, abuso sexual e maus-tratos psicológicos/abuso emocional, tendo por base Teresa Magalhães (2002) , Melo (1995) e Figueiredo (1998) respectivamente.
Guia Prático Para Identificação e Despiste de Situações de Maus-Tratos
Tipologias | Sinais | Sintomas/Consequências Psicológicas e Comportamentais |
Negligência | · Sinais físicos de negligência prolongada: atraso ou baixo crescimento, cabelo fino, abdómen proeminente, arrefecimento persistente, mãos e pés avermelhados (quando o médico exclua qualquer doença). · Carência de higienização: sujidade, eritema genital, etc. · Alimentação e /ou hábitos alimentares inadequados. · Vestuário desadequado em relação à época e lesões consecutivas a exposições climáticas adversas. · Vitaminopatias; cárie dentária; unhas quebradiças; · Infecção leves, recorrentes ou persistentes ou outra doença crónica que não mereceu tratamento médico. · Hematomas ou lesões inexplicadas e acidentes frequentes por falta de supervisão de situações perigosas. · Atraso no desenvolvimento sexual. | · Atraso nas aquisições sociais e em todas as áreas da maturidade (linguagem, motricidade, socialização). · Perturbação do apetite e comportamentos estranhos, como roubo de alimentos e tendência para enfartar-se com a comida. · Perturbações do sono, sonolência, apatia, depressão, hiperactividade, agressividade. · Problemas de aprendizagem e absentismo escolar. · Pobre relacionamento com as outras crianças. · Condutas para chamar a atenção dos adultos. · Tendência à fantasia. · Comportamentos anti-sociais. · Falta persistente dos pais ou cuidadores na procura ou acompanhamento dos menores na escola e nos cuidados de saúde. |
Maus -Tratos Físicos | · A criança aparece com cortes, hematomas, queimaduras, feridas ou fracturas e a explicação para as mesmas não é convincente. · A própria criança procura esconder as lesões antigas ou possíveis dores para não denunciar a família. | · Pode tornar-se agressiva com as outras crianças, ou ser muito assustadiça parecendo estar sempre com medo dos pais; · Pode mostrar-se depressiva, ter tiques nervosos e atitudes auto-destrutivas ou dizer que não gosta de si mesma; · Pode desenvolver uma infelicidade generalizada com sentimentos negativos de raiva e medo quanto ao agressor, sentimentos estes que podem provocar dificuldades de relacionamentos e de confiar nos outros. · Dificuldades escolares e fugas de casa também estão muito presentes para vítimas de maus tratos físicos; |
Abuso Sexual | · Dificuldades em caminhar; infecções urinárias; secreções vaginais ou penianas; baixo controle dos esfíncteres; enfermidades psicossomáticas; roupas rasgadas ou com manchas de sangue; dor ou coceira na área genital; dificuldade para urinar; edema e sangramento genital ou anal; | · Vergonha excessiva; auto flagelação; comportamento sexual inadequado para a sua idade; regressão a estados de desenvolvimento anterior; tendências suicidas; fugas constantes de casa; mostra interesse não usual por assuntos sexuais e usa terminologia é inapropriada para a idade; masturba-se excessivamente; desenha órgãos genitais além de sua capacidade etária; alteração de humor – retraída/ extrovertida; resiste a participar em actividades físicas; relata avanços sexuais de adultos; resiste a vestir-se ou a despir-se; resiste a voltar para casa após uma aula; mostra medo de lugares fechados; tenta mostrar-se “boazinha”; papel de mãe; conduta muita sexualizada. |
Maus -Tratos psicológicos/abuso emocional | · Deficiências não orgânicas de crescimento, com baixa estatura (podem apresentar sinais físicos de privação, como os descritos para a negligência, mesmo quando os cuidados físicos parecem adequados). · Infecções, asma, doenças cutâneas, alergias. · Auto- mutilação (ex: arranhar-se). | · Perturbações funcionais: -apetite: anorexia, bulimia. -sono: terrores nocturnos, falar durante o sono, posição fetal; - controle dos esfíncteres: enurese, encomprese; - fala: gaguez; - outras: tonturas, dores de cabeça, musculares, e abdominais sem causa orgânica aparente, interrupção da menstruação na adolescência; · Perturbações cognitivas: - atraso no desenvolvimento da linguagem, perturbações da memória para as experiências do abuso, baixa auto-estima e sentimentos de inferioridade, alterações da concentração, atenção e memória, dificuldades de aprendizagem; · Perturbações afectivas: choro incontrolado, sentimentos de vergonha e de culpa, medos concretos ou indeterminados, timidez, inadequação na maturidade (excessivamente infantil ou adulto); · Perturbações do comportamento: desinteresse total pela sua pessoa; falta de curiosidade e de natural comportamento exploratório; défice na capacidade Para brincar, jogar e divertir-se; excessiva ansiedade ou dificuldade em relações afectivas interpessoais, isolamento afastamento dos amigos e familiares, hostilidade, falta de confiança nos adultos, agressividade, manifestações de raiva contra pessoas específicas, designadamente a mãe; fugas de casa ou relutância em voltar para casa; medo timidez, docilidade extrema (pode indicar diminuição da auto-estima), passividade ou comportamentos negativistas e /ou violentos (com agressões físicas a outras crianças ou adultos, incluindo o abusador e a família); relações sociais passivas, escassas ou conflituosas e falta de resposta a estímulos sociais; comportamentos bizarros (ex: colocar brinquedos e móveis diante da porta do quarto para se protegerem de possíveis agressões; acidentes muito frequentes; problemas escolares: faltas e fugas, diminuição do rendimento; comportamentos desviantes: delinquência, abuso de álcool ou drogas, prostituição; · Alterações do foro psiquiátrico: agitação, hiperactividade, ansiedade, depressão, mudanças súbitas de humor e comportamento, comportamentos obsessivo- compulsivos e /ou de auto- mutilação, ideação e/ou tentativas de suicídio, neuroses graves (manias, fobias), alterações da personalidade e psicoses, regressões no comportamento (voltar a chuchar no dedo, etc.), falta de integração entre o pensamento e a linguagem. |
Sem comentários:
Enviar um comentário